terça-feira, 31 de maio de 2011

A minha arte


Meus Caros Amigos,


Como deverão imaginar sou um apaixonado de arte africana. Como tal vou apresentar-vos parte das minhas peças, tentando contar um pouco do que cada uma delas transporta.

No que refere á peça que hoje decidi apresentar-vos, estava eu e a Mena a passear tranquilamente em Brugges na Bélgica, quando demos com um mercado tipo feira da ladra onde se vendia de tudo.
Dei logo de caras com esta cabeça, e de imediato perguntei pelo preço. Em françês alguém me respondeu six-cents belgium francs, na altura o franco valia cerca de 5 escudos. Disse para a Mena: é de borla. Não sei o que entendeu o comerciante que de imediato, baixou o preço. Cinq-cents belgium francs. Como é evidente paguei de imediato antes que a minha cara de espanto e de alegria me pudesse estragar o negócio. Embrulho feito e aí venho eu de "cabeça" em riste até Lisboa onde lhe dediquei um espaço nobre como merece.







10 comentários:

  1. Adorei! Porque eu também acho arte africana o máximo. Tenho algumas peças. Mas não entendo nada de nada. Não sei o que elas significam.
    beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Olá bipede,

    Curioso, pois estava trabalhando a mensagem e logo me aparece o teu comentário. Gostei imenso.Sobre arte africana tambem não entendo muito. Só entendo mesmo a sério é se gosto e me diz algo ou não.Mas, quase todas a minhas peças têm por trás algo de especial que vou tentar transcrever.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Lobo, as minhas foram presentes. Por isso mesmo, tem histórias por detrás. Eu tenho vontade de estudar um pouco sobre elas. Uma hora dessas, estudarei. Vou colocar algumas fotos no meu blog, na coluna ao lado, eu acho, e aviso para você ir ver. As minhas são de Moçambique, Àfrica do Sul, Libéria e Angola. Beijo.
    ps. Não demore com as histórias das suas!

    ResponderEliminar
  4. Sou ceramista..estes dias dei umas pesquisadas em cores, artistas e pintei uma peça que foi ao forno hj. M einspirei na arte africana.
    E estou pintando outra, coloridas..vermelho, verde, amarelo, preto.. acredito que va ficar bacana..tenho certeza que vai.
    Vivendo e aprendendo...
    Abraço,
    Ma Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Cara Bipede,

    De certeza que vou visitar as tuas fotos. Acho a arte africana qualquer coisa que consegue conciliar ao mesmo tempo ingenuidade e misticismo.As formas geralmente são simples, em muitos casos estilizadas e noutros de grosseiras mas portadoras de uma beleza inconfundivél.África é mesmo isto.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ma,

    Sou um espectador atento das peças que mostras. Em muitas delas consigo sentir a cor e o cheiro da minha terra. Gosto muito das tuas peças, pois carregam exotismo e messagem de alguem que ama a mundo.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Lobo, já me perdi em Brugges e, infelizmente, não me deparei com feira alguma. Aliás, me deparei com o anoitecer. Mas adorei a cidade. Gosto de me perder nos lugares que não conheço. Dá um certo charme à viagem. Eu me hospedei em um hotel antiquíssimo, de uns 300 anos, sei lá. Agora não lembro o nome e isso também não importa. O que eu quero saber é que tamanho tem essa cabeça? Coloca as medidas (aproximadas que sejam) das esculturas para a gente ter uma noção mais real. Beijo :)

    ResponderEliminar
  9. Lobo, estou a estudar o enorme catálogo que comprei para ver se encontro de que tribos são as suas estátuas. Assim que eu descobrir algo, aviso. Beijo :)

    ResponderEliminar
  10. Excelente. Infelizmente não conheço a origem da grande maioria das minhas peças.

    Um beijo

    Jose

    ResponderEliminar