quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Caros Amigos,

Passado que está cerca de um mês do nosso encontro, o 20º, entendemos ser agora o momento ideal para falarmos um pouco sobre a nossa experiência.

Os objectivos são muito simples: partilhar convosco o que sentimos e perceber onde podemos melhorar de modo a reforçar o grande objectivo de que já no próximo encontro, o 21º, sejamos mais a participar e que no final todos possamos sentir que valeu a pena mais este encontro dos nossos encontros.

Recebemos inúmeros comentários o que desde já agradecemos. Dos que adoraram, dos neutrais e daqueles que de todo não gostaram. Uma certeza podem ter: valorizamos todos da mesma forma e vamos tê-los em conta na preparação do próximo encontro.

Quando iniciámos a organização, definimos claramente o que pretendíamos e o aspecto primordial foi o de criar um ambiente e contexto em que cada um de nós pudesse desfrutar em pleno da amizade de todos os Cubalenses , não esquecendo aqueles que, mesmo sem terem bebido água do rio Cubal ou cheirado a terra sacudida pela chuva, se têm vindo a juntar a nós e que são, seguramente, a garantia da continuidade. Os nossos herdeiros, familiares e amigos ou seja, todos aqueles que connosco querem partilhar esta nossa festa.

Fizemos tudo a pensar em todos nós, Cubalenses, investindo o que de melhor temos e sabemos, acreditando sempre que a tolerância é e sempre será, apanágio das gentes do Cubal. Só assim conseguimos manter esta unidade depois de tantas provações a que fomos sujeitos, quando forçados a abandonar a terra que nos deu dos melhores momentos da nossa vida.

Em nenhum momento interiorizámos a ideia de ser “o nosso encontro”. Pedimos ajuda, ouvimos sugestões, introduzimos alterações, seguimos conselhos e usámos a experiência de outros etc., etc., abrimos a porta a que todos pudessem contribuir e todos vós o fizeram mesmo que apenas marcando a vossa presença em Mira. Aliás, um dos mais importantes objectivos por nós delineados. O nosso Obrigado e os mais sinceros parabéns a todos pelo sucesso do nosso encontro.

Foi bom, divertimo-nos imenso, tivemos oportunidade de estreitar amizades, de perceber o quanto somos iguais e diferentes e de sentir o peso da responsabilidade. Conhecemos pessoas, que mesmo não tendo qualquer afinidade com a terra, quiseram brindar-nos com a sua disponibilidade e amizade proporcionando-nos bons momentos. Também a eles o nosso agradecimento.

É por tudo isto que temos força para enfrentar de novo um ano mais, mas tal como já referimos, continuaremos de mente aberta a tudo e todos os que possam contribuir para o objectivo maior: a unidade e o bem-estar de todos os Cubalenses.

No entanto, não há bela sem senão e reconhecemos terem existido alguns aspectos menos conseguidos. Serão seguramente reformulados e alterados. Temos a expectativa de que o 21º será certamente ainda melhor do que o 20º. Sentimos que com mais meia dúzia de eventos, até poderíamos dizer que éramos uns ”experts” em organização de encontros e não uns meros amadores voluntariosos com intenção de inovar e fazer mais.

Mas como sabem há que passar a pasta, outros haverá com excelentes projectos e muita vontade de os colocar ao dispor de todos nós, tornando a nossa festa em algo inesquecível e á qual ninguém quererá faltar. Nós, haja o que houver, não deixaremos de lá estar.

O próximo encontro já está aí… o tempo corre na medida da nossa vontade do reencontro.

Contamos convosco.

Um enorme abraço Cubalense

Mimi Peixoto, Faria de Sousa e José Lobo Pires

1 comentário:

  1. Eu, sou a teresa Tavares, também vivi e esutdei até ao 5º ano. Depois vim para o Lobito e do Lobito para Lisboa, em 1962.
    Amo muito aquela linda terra. Lembro-me se poucas pessoas, nomeadamente do Rogério xavier, dos canais, da Teresa Rola, da Marília, j. Pena, Palmira, Olga, Honório campos e outros que frequentavam o colégio do Sr. Victor.
    Por favor, vão ao blog do Cuca e vejam se me conhecem.
    Lembro-me também do Henrique Faria.
    Um beijo pra vocês.
    Teresa Tavares

    Neste final de ano apercebi-me da existência do Blogue do Ruca. Enviei para lá uma foto, mas ninguém respodeu.

    No próximo encontro gostaria de estar presente

    ResponderEliminar